A cada dia as pessoas buscam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Atualmente o Método Pilates apresenta-se entre uma das atividades físicas mais procuradas e adquire cada vez mais adeptos.

Os objetivos principais são melhorar a força muscular, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e postura. Dentro desse amplo repertório de benefícios, há os que buscam por questões estéticas com o intuito de esculpir o corpo e aqueles interessados em exercícios capazes de ajudar na prevenção ou na recuperação de problemas como dores e lesões.

Os médicos também estão indicando muito o Método Pilates para a reabilitação dos problemas de coluna e aqui os objetivos principais são a estabilização da musculatura profunda do tronco, ganho de mobilidade, alongamento e conscientização postural.

O Pilates atende idades variadas: desde crianças de 10 anos de idade que precisam de controle da postura até idosos de 80 anos que precisam exercita-se de forma segura e apropriada para sua necessidade. O importante é ter um profissional capacitado para atender as demandas diversas.

Trabalhos demonstram que a técnica é eficaz para a tratamento e redução de dores na coluna e articulações, fibromialgia, osteopenia, artrose e reeducação postural.

Na minha prática clínica utilizo o Método Pilates na segunda etapa da reabilitação, onde a crise e a dor principal já foram eliminados. Os exercícios baseados no Método Pilates me ajudam a trabalhar a mobilidade articular, flexibilidade e força muscular.

As sessões podem ser realizadas em dupla ou individualmente.

Esse Método chegou com força no Brasil e veio para ficar!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *