O Pilates é uma atividade física bastante difundida no Brasil. O método engloba exercícios com os objetivos de fortalecer a musculatura, ganhar flexibilidade, melhorar a postura e desenvolver maior controle e consciência corporal.

Durante a prática, o corpo é estimulado de maneira global, através de exercícios que mesclam força, equilíbrio, alongamento e respiração. A execução é feita com o auxílio de aparelhos e acessórios.  A intenção maior é tonificar a musculatura estabilizadora do corpo e assim aliviar a carga nas articulações, diminuindo o risco de lesões.

Os benefícios do Pilates são muitos e podem ser aproveitados por pacientes com diferentes diagnósticos em idades variadas. As sessões podem ser individuais ou em grupo, associando a atividade a outros protocolos de tratamento.

No consultório os exercícios baseados no método Pilates ajudam muito na recuperação do paciente. Movimentos que trabalham a mobilidade da coluna, quadril, ombros e joelhos colaboram no alívio dos sintomas provocados em casos de hérnia e protrusão discal. Assim, o paciente também perde o receio de se movimentar, o que é muito comum entre as pessoas que sofrem com as dores crônicas na coluna vertebral.