Técnica manual criada pela norte-americana Ida Rolf nos anos de  1920 e que tem como objetivo eliminar espasmos e tensões musculares.

O termo miofascial representa o conjunto músculo e fáscia. Falar de músculos é fácil, todos já ouvimos falar… Mas, e a fáscia…. O que é?

A fáscia é uma espécie de rede formada por uma película branca, semelhante à que encontramos em uma peça de carne. Esta película é um tecido conjuntivo fibroso e forte que atua como uma peça única, desde o crânio até às plantas dos pés.

Esta estrutura também transmite tensões e por isto precisa ser liberada e aliviada nos casos de dores crônicas nas costas, no pescoço, ombros. À medida que os movimentos mais harmônicos começam a acontecer com a reabilitação adequada a fáscia também vai se soltando de forma natural, mas em alguns pacientes precisamos dar o estímulo manual de liberação miofascial para que o movimento fluido volte, sem espasmo ou compensação muscular.

Na sua essência, esta terapia envolve a aplicação de pressões suaves e estratégicas, que atuam no tecido conectivo, sem que se faça necessário o uso de cremes, óleos ou aparelhos.