EU SEI EXATAMENTE O QUE É SOFRER COM DORES NA COLUNA!

Assim que eu me formei em fisioterapia em 2001 na UFMG eu comecei a trabalhar intensamente na clínica em que eu fazia estágio.

Era um esforço físico muito grande e ao mesmo tempo muita empolgação porque tudo era novidade e aprendizado pra mim.

Pois bem, após um ano trabalhando assim eu comecei a sentir dores nas costas.

Comecei a me cuidar mais, intensifiquei meus alongamentos, procurei colegas fisioterapeutas para me ajudarem e nada passava a minha dor. Comecei a ter crises de ficar muito travada e ter que ir para o hospital.

Nesta época eu tinha 25 anos de idade, e eu morria de vergonha de demonstrar para os outros a minha dor e as limitações que estavam cada vez piores.

Como uma fisioterapeuta pode sentir dor na coluna?

Eu me perguntava isso todos os dias e outras pessoas até riam de mim, falando exatamente a mesma coisa!

Uma fisioterapeuta com dor nas costas? Como pode?

Era um sentimento de vergonha, misturado com impotência e até tristeza e desespero. Eu tinha limitação para várias coisas, e o meu trabalho também ficou comprometido.

Tive que desmarcar várias e várias vezes com meus pacientes porque alguns dias eu mal conseguia ficar de pé.

Procurei os médicos, fiz ressonância magnética e foram diagnosticadas duas hérnias de disco na coluna lombar. Uma entre L4-L5 e outra entre L 5- S1, como nesta imagem abaixo.

Nossa! Foi um caos pra mim.

Eu tinha também a dor ciática, uma dor constante na perna direita causada pelo pinçamento do nervo ciático e esta não melhorava com nada: nem remédio e nem fisioterapia.

Alguns médicos me sugeriram a cirurgia, já que eu não estava melhorando com nenhum tratamento e já iria completar um ano que eu estava com as dores.

Depois de muito sofrer com toda esta situação, resolvi estudar melhor meu caso e buscar novos recursos de tratamento.

Foi assim que encontrei o Método Mckenzie, uma metodologia totalmente diferente do que eu havia tentado.

Comecei o tratamento e no primeiro dia fiz exercícios e movimentos que eu nunca tinha feito com a minha coluna.

A melhora ocorria dia após dia e foi muito rápida. Com 15 dias a dor da minha perna tinha praticamente sumido. Com isto a dor ciática começou se resolver e em 2 meses eu estava completamente curada.

A minha dor estava muito leve!

Eu te confesso que fiz tudo que precisava e coloquei em prática os exercícios até meio desconfiada no início.

Eu pensava: “como exercícios tão simples serão capazes de melhorar minha dor”? Eu estudei na UFMG e na faculdade eu não havia aprendido nada desta metodologia diferente.

Eu sei que fui melhorando dia após dia e minha confiança e alegria foram aumentando. A angústia de não encontrar a solução para o meu problema simplesmente foi embora.

A sensação foi tão maravilhosa e eu tenho orgulho da coluna que tenho hoje. Mesmo com duas hérnias de disco eu tenho uma vida totalmente normal. E não fiz nenhuma cirurgia.

Recuperei a saúde da minha coluna com exercícios e hábitos saudáveis.

E depois o que eu fiz? Fui estudar muito este modelo de tratamento, agora não mais como paciente e sim como profissional.

Eu pensava, se recuperei a saúde da minha coluna com este modelo de tratamento, meus pacientes vão melhorar também.

Fiz o processo de formação completa no Método Mckenzie, estudei muito para uma prova de certificação, passei e desde então há 11 anos mudei totalmente a minha forma de tratar a coluna vertebral dos meus pacientes.

Foi assim que eu tomei como missão ajudar outras pessoas a recuperar a saúde da coluna delas. Comecei com meus pacientes no consultório e agora também faço este trabalho com o Projeto Sua Coluna Saudável através de workshops, palestras e acompanhamento nas empresas e cursos online.

Espero que minha história te ajude a enxergar que existe solução para os problemas de coluna, independente da sua idade, diagnóstico ou mesmo se já fez alguma cirurgia na coluna.

A questão é entender o problema de cada um, agir na causa e aprender a se proteger de futuras crises.

Confie na sua capacidade de melhora e conte comigo!

Cristiane Lage.